Balaústre, Guarda Corpo ou Corrimão?

O Balaústre. Um simples corrimão ou um Guarda Corpo?

Nem um, nem outro. Embora aparatos de segurança, os balaústres, ou seu conjunto, a balaustrada, tem a função de sustentar guarda corpos ou corrimões. São itens de segurança, para impedir a queda de maiores alturas.

Seu nome tem origem complexa e seus formatos mais clássicos inspirados no formato da flor da romã. Embora confundido, é apenas uma parte de um tipo de corrimão. São colunas que seguram o corrimão e compõem o guarda corpo.

Talvez haja alguma confusão na compreensão pois há muitos formatos de balaústres com design clássico, antigos, com aparência rebuscada, de ornamentação complexa e bastante detalhada. Estes tipos ainda são encontrados em antigas construções, de épocas coloniais, como palácios e corrimões de pedra.

Seus materiais mais comuns são de cimento ou concreto, tipos diferentes de pedras, ferro, madeira e compostos mais rústicas e, na maioria das vezes, nada modernos.

Os modelos mais clássicos são mais comumente encontrados em ornamentação de guarda corpos de varanda ou de escadas de arquiteturas romanas, gregas e francesas.

Balaústre Clássico Moderno

Diferentes formas de chamar o guarda corpo:

Balaustrada

Para simplificar, parece possível chamar uma cerca de qualquer suporte de altura, se ela consistir de balaústres, pequenos pilares, colunatas e colunas para sustentar corrimões.

Balaústres de pedra com decoração rústica, eram muito comuns em construções gregas e romanas no período da Renascença, com seu gosto pela antiguidade greco-romana e seus peristilos típicos, eram comumente integrados à arquitetura. Balaústres muitas vezes feitos de pedra ou mármore, mais raramente de madeira.

Balaustrada Moderna

História:

No século XIII, a balaustrada já garantia a segurança de passagens comuns adequadas para grandes construções, sejam galerias superiores ou rotatórias. Alguns séculos depois, são encontradas em bordas de varandas, plataformas, terraços e escadas, substituindo as ameias ocasionais de castelo s torna-as inúteis. Às vezes, eram puramente para decoração para fachada, como objeto ornamental de um edifício ou mesmo como peça de mobiliário, ou como decorações de edifícios, como pode ser visto, em particular, no Palácio de Versalhes ou no Palais Bourbon em Paris.

Atualmente é entendido que as balaustradas clássicas foram substituídas por corrimões de grades de ferro e alumínio, exceto em construções mais antigas ou mesmo com intuito de serem mais rebuscadas.

O Parapeito

Originalmente era um termo de fortificação, ou seja, uma elevação de terra, pedras ou alvenaria, protegendo os soldados do fogo inimigo. Um parapeito que protegia o busto de guerreiros desde “petto”, que significa peito, derivado de pectus, em latim, ou o mesmo significado, de peitorais.

Então, originalmente, utilizado no chão e composto de quase qualquer material, sejam pedras, massa tipo concreto, metais como ferro e aço, hoje são mais comumente encontrados em material inox e principalmente alumínio, no formato de guarda corpo, seja apenas como uso decorativo, corrimão ou para separar ambientes, até mesmo com o uso próprio do guarda corpo, com finalidade de segurança

Termo também utilizado para paredes de apoio, como em sua origem, mas também para beiradas horizontais além da área comum em locais altos, como uma segurança extra anti quedras.

Parapeito de Metal

Corrimão:

Corrimão é originalmente um termo marinho, para uma barreira localizada em navios, para delimitar áreas ou como barreira de segurança de bordas, porém hoje aproveitado para muitos.

No entanto trata-se apenas do apoio das mãos, encontrado em quase qualquer tipo de guarda corpo, com raras exceções.

Corrimão

Guardrail

Um dos sinônimos para corrimões, ou seja, uma barreira que impede a passagem, seja em casos de queda, para uma ponte, uma doca ou um terraço, como também bloqueios de passagem terrestres. É como chamamos também divisões de estradas e pistas de corrida.

Uma palavra que conhecíamos bem na Idade Média sob o grafite gardefol e que então designava uma parede de apoio.

Guardrail

Guarda Corpo

O termo que generaliza todos os tipos de possíveis funções para este objeto, seja para adorno decorativo ou para proporcionar segurança.

Na época moderna usado para realmente proteger de quedas, com normas bem específicas de segurança pré definidas, é comumente produzido com alumínio e vidro reforçado.

Diferente da balaustrada, não precisa necessariamente de balaústres para ser montado, pois pode ser feito totalmente de vidro ou com colunas mais modernas e simples de aço e alumínio, diferentes dos famosos e clássicos balaústres de pedras, madeira e ferro rústico.

Guarda Corpo de alumínio

Caso precise de um orçamento, nossa empresa instala guarda corpos de vidro e alumínio em diversos formatos e cores. Não deixe de entrar em contato conosco.

Precisa de um orçamento?

Precisa de um orçamento? Entre em contato conosco!

Matrix NB Vidraçaria – Rua Cândido Benício, 2967, Loja F – Jacarepaguá

(21) 3591-7805  (21) 99704-1761
[email protected]

Regiões de Atendimento

Tijuca – Copacabana – Barra da tijuca – Botafogo – Ilha do governador – Bangu – Taquara – Curicica – Ipanema – Vila Isabel – Campo grande – Vila da Penha – Flamengo – Recreio dos bandeirantes – Freguesia – Laranjeiras – Leblon – Madureira – Catete – Realengo – Cachambi – Engenho de dentro – Lapa – Rocha Miranda – Anchieta – Bonsucesso – Anil – Bento Ribeiro – Cascadura – Engenho Novo – Penha – Pechincha – Del Castilho – Jacarepaguá – Pavuna – Abolição – Benfica – Catumbi – Cidade Nova – Lins de Vasconcelos – Caju – Cidade de Deus – Glória – Grajaú – Guadalupe – Gávea Humaitá – Jacarezinho – Jacaré – Jardim América – Jardim Guanabara – Zona Oeste – Zona Norte – Zona Sul – Centro